domingo, 24 de fevereiro de 2008

AS RAZÕES DE UMA CANDIDATURA

No próximo dia 8 de Março, irão realizar-se eleições para a Comissão Política Concelhia (CPC) do PS/ Barreiro. Dirijo-me a todos os militantes do PS, mas também aos Barreirenses, para comunicar que sou candidato a Presidente da CPC, encabeçando uma lista de militantes, uns já com provas de dedicação e trabalho em prol do Partido Socialista, outros mais jovens, de quem muito se espera.

Estive, tal como muitos outros camaradas, na génese do Projecto de unidade que venceu as últimas eleições para a CPC / Barreiro. Recentemente, a actual Direcção Política Concelhia contactou-me para ser o protagonista de uma Candidatura de continuidade desse Projecto. Na concretização do convite foi-me colocada, por uma parte da Direcção Concelhia, uma condição prévia imperativa - o apoio expresso à candidatura do actual líder da Concelhia do Barreiro a Presidente da Federação Distrital. Após a devida reflexão, considerei, em nome da salvaguarda da unidade do Partido e do interesse dos Socialistas da nossa terra, não aceitar liderar uma candidatura à Concelhia condicionada ao apoio a um projecto Distrital. São processos distintos, com projectos e protagonistas diferentes, que devem ser claramente separados.

Face a esta condição incontornável, que originou a rotura das negociações, surgiu esta candidatura, que é o corolário de uma bem vincada corrente de pensamento que percorre o PS/Barreiro, e que responde ao desafio de um leque diversificado de militantes, que entendem ser necessário dar continuidade aos princípios do Projecto vencedor das últimas eleições, sendo urgente retomar a confiança e reforçar a intervenção do PS no nosso Concelho.

Estamos, portanto, convictos de que esta Candidatura e a Lista que a vai suportar têm todas as condições para contribuir para a unidade do PS e para a sua abertura à sociedade barreirense. Temos plena consciência de que há muito a fazer, que é necessário uma liderança forte e uma intervenção política decidida para que o PS/Barreiro esteja à altura dos novos desafios que se lhe apresentam, e que corresponda às expectativas dos cidadãos do nosso Concelho.

O Barreiro precisa de um PS forte, coeso, eficaz, solidário, voltado para o exterior e com uma voz que se faça ouvir no Concelho e no Distrito. Um PS que, mantendo uma análise crítica, assuma a obra iniciada no anterior mandato autárquico, a qual já está a marcar positivamente o nosso Concelho. Um PS mobilizado, com capacidade de desmontar toda a campanha demagógica com que somos confrontados diariamente por parte do PCP/CDU. Um PS com uma visão de Cidade com presente e futuro.

Apostamos no reforço de uma actividade autárquica concertada, e na ligação à vida económica e associativa do Concelho, no diálogo crítico e construtivo com as estruturas directivas do Partido, na mobilização da generosidade de todos os militantes, sobretudo das capacidades não utilizadas de tantos na afirmação do PS no Barreiro.

Defendemos uma intervenção política permanente e activa, capaz de se fazer ouvir junto dos militantes, dos eleitores e da comunicação social. Uma intervenção política de proximidade, com abertura à sociedade civil, aos Barreirenses. Estamos certos de que assim voltaremos a merecer a confiança dos nossos concidadãos.

Com trabalho e determinação podemos voltar a ganhar o Barreiro.

Barreiro, 11 de Fevereiro de 2008
Isidro Heitor

Sem comentários: